Transporte
 

Orientação

Manhattan é dividida em três grandes regiões:

 

Downtown, que inclui bairros abaixo da rua 14; Midtown que é a área que fica entre as ruas 14 e 59; e Uptown, acima da rua 59.

As avenidas geralmente são paralelas e percorrem toda a ilha. Ao invés de nomes as avenidas são numeradas de forma lógica, com exceção da Broadway, Columbus, Lexington, Park, Madison, Amsterdam, Central Park West, Central Park East, Riverside e York Avenue.

O centro - ou "meio" - de Manhattan é marcado pela Quinta Avenida. Os endereços localizados ao leste da quinta avenida são marcados como East, ou E. Os números começam do zero à partir da 5th Ave e sobem em direção ao East River. O mesmo acontece com os endereços ao Oeste da 5th Ave que são marcados como 'West', ou W, e os números crescem em direção ao Hudson River.

As ruas de Manhattan também são paralelas e cruzam as avenidas. As ruas são numeradas de 1 a 220, com exceção de bairros como Financial District, Tribeca, Soho, Chinatown and Greenwich Village que foram ocupados antes do planejamento urbano e as ruas têm nomes ao invés de números. Use sempre um mapa porque pode ser um pouco confuso de se localizar nestes bairros.


Transporte Público

O sistema de transporte público de Nova York é controlado pelo MTA. Para usar os ônibus ou o metrô em NY você precisa de um Metrocard, um passe eletrônico. Você consegue comprar um nas estações de metrô - com dinheiro e cartão de crédito - e até mesmo com o concierge do seu hotel.

Existem dois tipos de MetroCard: pague-por-uso (pay-per-ride) que pode ser usado por até 4 pessoas numa mesma viagem, e o cartão ilimitado (unlimited-ride), que só uma pessoa pode usar e vale a pena se você for usar o sistema de transporte público várias vezes.

O passe ilimitado para ônibus e metrô de 7 dias sair por $27, o de 14 dias custa $51.50 e o de 30 dias $89. O único problema é que apenas uma pessoa pode usar este cartão (e entre cada uso deve-se esperar 18 minutos). Se você está pensando em usar o metrô com seus amigos ou família, cada um terá que comprar um MetroCard ilimitado.

Existe também o passe ilimitado de 1 dia, o 1-Day Fun Pass, que custa $8.25 e pode ser usado até as 3 da manhã.

Ônibus
O ônibus que serve NY é branco e azul e a rota é indicada no painel digital. Uma letra e um número indicam o destino. A letra M indica que o ônibus circula em Manhattan. O preço é $2.25 e você pode pagar com o Metrocard ou moedas no valor exato (não aceitam pennies/moedas de 1 centavo). Você pode usar o mesmo ticket para transferir para outro ônibus (num período de duas horas).

Metrô
É sem dúvida o jeito mais rápido de se movimentar pela cidade durante o dia. É um dos maiores sistemas do mundo e também um dos mais baratos, apenas $2.25 por um passe único. Como num cartão pré-pago, você pode colocar até $80 no seu MetroCard. Quanto maior o valor, maior o desconto que você tem no preço do passe único. O metrô te leva das profundezas do Brooklyn até os lugares mais remotos do Bronx e funciona 24 horas, apesar de ter menos trens depois das 10 da noite, quando é recomendável - e mais rápido - pegar um táxi.


 

Como entender o Metrô
Em Nova York se pode fazer tudo de metrô. Sem dúvida é um pouco intimidante para os que não vivem na cidade, mas com essas dicas tudo vai ficar mais simples e você vai conseguir se virar bem melhor na cidade, e sem precisar dos táxis!

As letras e números ao lado representam as linhas do metrô. As rotas são identificadas por cores.

Existem dois tipos de rotas, locais e expressas. As rotas locais param em todas as estações em uma linha (1, E, C, R, W, F, V e 6) e as expressas só fazem paradas em estações estratégicas na rota (2, 3, 4, 5, A, B, D, N, Q).

Uma dica: as paradas das linhas expressas são marcadas com um ponto branco no mapa do metrô. As outras paradas são representadas por um ponto preto.

As estações quase sempre têm o nome da rua na qual está localizada e a entrada é indicada com lustres verdes (para estações 24h) e luzes vermelhas (estações com horário limitado). E atenção: algumas estações tem entradas separadas para quem vai sentido Uptown e Downtown. Olhe bem antes de entrar.

Para saber que sentido ir, é simples. Uptown = para cima, exemplo: Você está na rua 14 e quer para rua 34. Downtown = para baixo, exemplo: Você está na rua 42 e quer ir para a Spring Street, no Soho.

Clique aqui para ver o mapa interativo disponível no site do MTA.

 

Um site que pode ajudar muito é o Hop Stop. Basta colocar o seu endereço de partida e o seu destino. O site traça a rota e indica os melhores meios de transporte público para você chegar onde quer. O site também indica as alterações de rotas aos finais de semana.

 

 

 

Os táxis aquáticos são uma boa maneira de ver a cidade de um ângulo inusitado. Além de passeios, existem 4 rotas ativas que transportam passageiros na hora do rush. Para mais informações, clique aqui.

 

 

 

 

Pode parecer coisa de turista, mas os tours são legais e passam pelos principais lugares da cidade. De cima, a vista que se tem das ruas de Manhattan (e também do Brooklyn!) é diferente, e pra quem vai ficar pouco tempo na cidade é uma ótima pedida já que é possível conhecer a cidade inteira - superficialmente, claro - em um dia.

Os passeios vão de Uptown ao Brooklyn e é possível descer e subir do ônibus quantas vezes quiser. São várias empresas e uma boa idéia é pesquisar os pacotes online antes de fechar com um dos inúmeros (e insistentes!) vendedores que ficam espalhados pela cidade com camisas coloridas. Muitos deles falam inglês com um sotaque bem difícil de entender e "brigam" pelos clientes com os concorrentes.

New York Sightseeing
City Sights NY


Aeroportos

Três aeroportos estão localizados na região da cidade de Nova York: John F. Kennedy (JFK), La Guardia Airport e Newark Liberty International Airport.

Dá até para ir e voltar dos aeroportos da cidade usando o transporte público mas não é a coisa mais simples do mundo. É com certeza mais barato, porém nenhum aeroporto é muito perto de Manhattan e os pontos de ônibus e as estações de metrô não estão localizadas em lugares muito convenientes.

A maneira mais fácil é usar os serviços de ônibus e vans fretadas. Os táxis amarelos também são fáceis, mas um pouco mais caros que os serviços fretados. O preço para te levar até a porta do seu hotel é fechado - varia conforme a localização do seu hotel - mas ainda é preciso adicionar o valor dos pedágios e também a gorjeta do motorista, de pelo menos 15%. Uma dica: não caia na besteira de aceitar a oferta de um dos caras que ficam na porta do aeroporto oferecendo transporte. Eles são na maioria motoristas sem autorização e dirigem táxis sem bandeira, o que é ilegal.


John F Kennedy International Airport (JFK): Telefone: (718) 244-4444
Uma das maneiras mais fáceis de ir e voltar do aeroporto JFK é pegando o shuttle do aeroporto - NYAS - New York Airport Service.

O ônibus sai de 15 em 15 minutos, das 6:00 às 23:00, e faz a rota JFK Airport - Manhattan, com três paradas estratégicas: Grand Central Station, Port Authority Bus Terminal e Penn Station. Lá é super simples pegar o metrô ou um táxi para o seu hotel. A viagem dura de 45 minutos a 1 hora.

No aeroporto é só buscar pela placa que diz "Ground Transportation". Lá você vai ver vendedores usando o colete com o logo do NYAS. Compre seu ticket ali mesmo. O preço para ida e volta é de apenas $27. Se quiser apenas um trecho, sai por $15.

Para voltar ao aeroporto é só pegar o ônibus do NYAS no mesmo lugar que você desceu quando chegou na cidade. O detalhe bacana é que você só precisa dizer qual a companhia aérea que vai viajar e o motorista te deixa na porta do guichê de embarque! E não se esqueça de dar gorjeta ao motorista, 1 dólar por mala pelo menos.

Por apenas $2.25 dólares, o transporte público até o JFK é baratinho mas pode demorar até duas horas para chegar até o aeroporto. Se você decidir pegar o metrô para ir e voltar do aeroporto, você tem duas opções:

1 - Trem sentido "Far Rockaway/Mott Ave Station". Descer na "Howard Beach/ JFK Airport Station". Lá faça a conexão com o Air Train até o aeroporto. O mesmo vale para a volta.

2 - Trem sentido "Jamaica Center - Parsons/Archer Station." Desça na "Sutphin Blvd - Archer Ave Station". Lá, faça a conexão com o AirTrain, que te leva até o aeroporto. O mesmo trajeto vale para a volta.

O transfer ara o AirTran custa $5.

 

 

Uma outra opção é chamar um serviço de carro. O Dial 7 é um serviço mais luxuoso, com carros que vão de Sedan, Luxury até limosines. Os preços variam de $48 a $165 por trecho.

Se você tem bastante malas ou está em mais de 4 pessoas, o serviço de vans fretadas Super Shuttle pode ser uma boa alternativa. O motorista te busca em qualquer lugar de Manhattan e às vezes para em outros hotéis para pegar mais passageiros. O preço começam em $19 por pessoa.

Se você preferir pegar um táxi a viagem tem um preço fixo de $45, sem contar os pedágios (varia conforme a rota, mas geralmente sai por $4) e a gorjeta, que é de no mínimo 15%.

 


La Guardia Airport: Telefone: (718) 533-3400
Aqueles que já conhecem bem Nova York podem pegar o ônibus M60 por apenas $2. O trajeto vai do aeroporto La Guardia até a rua 106 pela Broadway, e o percurso demora de 40 minutos a 1 hora dependendo do trânsito. Os ônibus estão na rua das 4:30 da manhã, até a 1:30 da manhã.

 

 

O serviço de ônibus express da NYAS também vai até o aerporto La Guardia saindo da Grand Central e do Port Authority das 7:20 da manhã até às 11 da noite. O trajeto custa apenas $12 e demora de 45-60 minutos.

O Dial 7, o luxuoso serviço com carros que vão de Sedan, Luxury até limosines também é uma opção. Os preços variam de $48 a $165 por trecho.

Se você está num grupo de mais de 4 pessoas, o serviço de vans fretadas Super Shuttle pode ser uma boa alternativa.O motorista te busca em qualquer lugar de Manhattan e as vezes para em outros hotéis para pegar mais passageiros. O preço começam em $19 por pessoa.

Os táxis até o aeroporto La Guardia não têm um preço tabelado e o valor varia conforme o trânsito e a distância do seu hotel. É preciso pagar um pedágio e também dar gorjeta de pelo menos 15% ao motorista.


Newark Liberty International Airport: Telefone: (973) 961-6000
A melhor e mais rápida maneira de chegar ao aeroporto de Newark, que fica em New Jersey, é de trem. O NJ Transit faz o trajeto Newark-Penn Station (ou vice-versa) em 40 minutos por apenas $11.55. O monorail do aeroporto, Airtran, que te leva até os terminais é conectado com o sistema de trens.

 

 

O serviço mais luxuoso Dial 7 também é uma opção. Os preços variam de $48 a $165 por trecho e você pode escolher se quer viajar num Sedan, Luxury ou até mesmo numa limosine.

O serviço de vans fretadas Super Shuttle pode ser uma boa alternativa. O motorista te busca em qualquer lugar de Manhattan e às vezes para em outros hotéis para pegar mais passageiros. O preço começam em $18 por pessoa.

Uma outra opção é pegar o shuttle bus Newark Liberty Airport Express. O ônibus sai a cada 15 minutos de três lugares em Manhattan (Port Authority Bus Terminal, Bryant Park - Fifth Ave e Grand Central Station) e custa $15.

Localizado em New Jersey, o aeroporto de Newark fica a 25 Km de Manhattan. Por ser um pouco mais longe a tarifa do táxi pode variar entre $50-$75 dependendo do trânsito.