
Transporte
![]() |
Orientação Manhattan é dividida em três grandes regiões:
Downtown, que inclui bairros abaixo da rua 14; Midtown que é a área que fica entre as ruas 14 e 59; e Uptown, acima da rua 59. As avenidas geralmente são paralelas e percorrem toda a ilha. Ao invés de nomes as avenidas são numeradas de forma lógica, com exceção da Broadway, Columbus, Lexington, Park, Madison, Amsterdam, Central Park West, Central Park East, Riverside e York Avenue. O centro - ou "meio" - de Manhattan é marcado pela Quinta Avenida. Os endereços localizados ao leste da quinta avenida são marcados como East, ou E. Os números começam do zero à partir da 5th Ave e sobem em direção ao East River. O mesmo acontece com os endereços ao Oeste da 5th Ave que são marcados como 'West', ou W, e os números crescem em direção ao Hudson River. As ruas de Manhattan também são paralelas e cruzam as avenidas. As ruas são numeradas de 1 a 220, com exceção de bairros como Financial District, Tribeca, Soho, Chinatown and Greenwich Village que foram ocupados antes do planejamento urbano e as ruas têm nomes ao invés de números. Use sempre um mapa porque pode ser um pouco confuso de se localizar nestes bairros. Transporte Público O sistema de transporte público de Nova York é controlado pelo MTA. Para usar os ônibus ou o metrô em NY você precisa de um Metrocard, um passe eletrônico. Você consegue comprar um nas estações de metrô - com dinheiro e cartão de crédito - e até mesmo com o concierge do seu hotel. Existem dois tipos de MetroCard: pague-por-uso (pay-per-ride) que pode ser usado por até 4 pessoas numa mesma viagem, e o cartão ilimitado (unlimited-ride), que só uma pessoa pode usar e vale a pena se você for usar o sistema de transporte público várias vezes. O passe ilimitado para ônibus e metrô de 7 dias sair por $27, o de 14 dias custa $51.50 e o de 30 dias $89. O único problema é que apenas uma pessoa pode usar este cartão (e entre cada uso deve-se esperar 18 minutos). Se você está pensando em usar o metrô com seus amigos ou família, cada um terá que comprar um MetroCard ilimitado. Existe também o passe ilimitado de 1 dia, o 1-Day Fun Pass, que custa $8.25 e pode ser usado até as 3 da manhã. Ônibus Metrô |
![]() |
Como entender o Metrô As letras e números ao lado representam as linhas do metrô. As rotas são identificadas por cores. Existem dois tipos de rotas, locais e expressas. As rotas locais param em todas as estações em uma linha (1, E, C, R, W, F, V e 6) e as expressas só fazem paradas em estações estratégicas na rota (2, 3, 4, 5, A, B, D, N, Q). Uma dica: as paradas das linhas expressas são marcadas com um ponto branco no mapa do metrô. As outras paradas são representadas por um ponto preto. As estações quase sempre têm o nome da rua na qual está localizada e a entrada é indicada com lustres verdes (para estações 24h) e luzes vermelhas (estações com horário limitado). E atenção: algumas estações tem entradas separadas para quem vai sentido Uptown e Downtown. Olhe bem antes de entrar. Para saber que sentido ir, é simples. Uptown = para cima, exemplo: Você está na rua 14 e quer para rua 34. Downtown = para baixo, exemplo: Você está na rua 42 e quer ir para a Spring Street, no Soho. Clique aqui para ver o mapa interativo disponível no site do MTA. |
Os passeios vão de Uptown ao Brooklyn e é possível descer e subir do ônibus quantas vezes quiser. São várias empresas e uma boa idéia é pesquisar os pacotes online antes de fechar com um dos inúmeros (e insistentes!) vendedores que ficam espalhados pela cidade com camisas coloridas. Muitos deles falam inglês com um sotaque bem difícil de entender e "brigam" pelos clientes com os concorrentes.
Aeroportos
Três aeroportos estão localizados na região da cidade de Nova York: John F. Kennedy (JFK), La Guardia Airport e Newark Liberty International Airport.
Dá até para ir e voltar dos aeroportos da cidade usando o transporte público mas não é a coisa mais simples do mundo. É com certeza mais barato, porém nenhum aeroporto é muito perto de Manhattan e os pontos de ônibus e as estações de metrô não estão localizadas em lugares muito convenientes.
A maneira mais fácil é usar os serviços de ônibus e vans fretadas. Os táxis amarelos também são fáceis, mas um pouco mais caros que os serviços fretados. O preço para te levar até a porta do seu hotel é fechado - varia conforme a localização do seu hotel - mas ainda é preciso adicionar o valor dos pedágios e também a gorjeta do motorista, de pelo menos 15%. Uma dica: não caia na besteira de aceitar a oferta de um dos caras que ficam na porta do aeroporto oferecendo transporte. Eles são na maioria motoristas sem autorização e dirigem táxis sem bandeira, o que é ilegal.
John F Kennedy International Airport (JFK): Telefone: (718) 244-4444
O ônibus sai de 15 em 15 minutos, das 6:00 às 23:00, e faz a rota JFK Airport - Manhattan, com três paradas estratégicas: Grand Central Station, Port Authority Bus Terminal e Penn Station. Lá é super simples pegar o metrô ou um táxi para o seu hotel. A viagem dura de 45 minutos a 1 hora.
No aeroporto é só buscar pela placa que diz "Ground Transportation". Lá você vai ver vendedores usando o colete com o logo do NYAS. Compre seu ticket ali mesmo. O preço para ida e volta é de apenas $27. Se quiser apenas um trecho, sai por $15.
Para voltar ao aeroporto é só pegar o ônibus do NYAS no mesmo lugar que você desceu quando chegou na cidade. O detalhe bacana é que você só precisa dizer qual a companhia aérea que vai viajar e o motorista te deixa na porta do guichê de embarque! E não se esqueça de dar gorjeta ao motorista, 1 dólar por mala pelo menos.
1 - Trem sentido "Far Rockaway/Mott Ave Station". Descer na "Howard Beach/ JFK Airport Station". Lá faça a conexão com o Air Train até o aeroporto. O mesmo vale para a volta.
2 - Trem sentido "Jamaica Center - Parsons/Archer Station." Desça na "Sutphin Blvd - Archer Ave Station". Lá, faça a conexão com o AirTrain, que te leva até o aeroporto. O mesmo trajeto vale para a volta.
O transfer ara o AirTran custa $5.

Se você tem bastante malas ou está em mais de 4 pessoas, o serviço de vans fretadas Super Shuttle pode ser uma boa alternativa. O motorista te busca em qualquer lugar de Manhattan e às vezes para em outros hotéis para pegar mais passageiros. O preço começam em $19 por pessoa.
Se você preferir pegar um táxi a viagem tem um preço fixo de $45, sem contar os pedágios (varia conforme a rota, mas geralmente sai por $4) e a gorjeta, que é de no mínimo 15%.
La Guardia Airport: Telefone: (718) 533-3400
O serviço de ônibus express da NYAS também vai até o aerporto La Guardia saindo da Grand Central e do Port Authority das 7:20 da manhã até às 11 da noite. O trajeto custa apenas $12 e demora de 45-60 minutos.
O Dial 7, o luxuoso serviço com carros que vão de Sedan, Luxury até limosines também é uma opção. Os preços variam de $48 a $165 por trecho.
Se você está num grupo de mais de 4 pessoas, o serviço de vans fretadas Super Shuttle pode ser uma boa alternativa.O motorista te busca em qualquer lugar de Manhattan e as vezes para em outros hotéis para pegar mais passageiros. O preço começam em $19 por pessoa.
Os táxis até o aeroporto La Guardia não têm um preço tabelado e o valor varia conforme o trânsito e a distância do seu hotel. É preciso pagar um pedágio e também dar gorjeta de pelo menos 15% ao motorista.
Newark Liberty International Airport: Telefone: (973) 961-6000
O serviço de vans fretadas Super Shuttle pode ser uma boa alternativa. O motorista te busca em qualquer lugar de Manhattan e às vezes para em outros hotéis para pegar mais passageiros. O preço começam em $18 por pessoa.
Uma outra opção é pegar o shuttle bus Newark Liberty Airport Express. O ônibus sai a cada 15 minutos de três lugares em Manhattan (Port Authority Bus Terminal, Bryant Park - Fifth Ave e Grand Central Station) e custa $15.Localizado em New Jersey, o aeroporto de Newark fica a 25 Km de Manhattan. Por ser um pouco mais longe a tarifa do táxi pode variar entre $50-$75 dependendo do trânsito.